terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Uma Fase Conturbada

AMADURECER NÃO É UMA TAREFA FACÍL.

Não há quem nunca tenha passado por, pelo menos, alguma complicação na transiçãó da infância para a idade adulta. E, certamente, também não deve haver um responsável por um adolescente que não encontre dificuldade em lidar com situações decorrentes de tal fase.

Isto é até compreensível, já que surgem mudanças físicas e psicológicas na adolescência de uma forma um tanto abrupta. Mas o corpo se transforma e amadurece antes de se estar totalmente pronto para evoluir mentalmente. É hora de ter mais responsabilidade e aprender a tomar decisões visando não apanas o próprio bem estar, mas também o dos que estão ao redor, e o que é certo, o que é justo. A busca pela liberdade é uma das principais características desse período conturbado da vida. Os jovens querem demais viver intensamente, descobrir, se divertir, aproveitar cada oportunidade que lhes é concedida. Entretanto, acolhem o medo, a insegurança, as dúvidas e as oscilações. Os pais, mesmo já tendo vivido essa experiência, não entendem toda a rebeldia que ela envolve. É claro, não se pode afirmar que ambos os lados estejam errados, porque têm razões convictas para se portar de maneiras distintas diante dos conflitos e das circunstâncias.

Os adultos relutam em concordar com muitas das coisas que os adolescentes teimam em fazer, até porque, embora conheçam essa fase, são de outra geração. Os adolescentes hesitam em aceitar o que os adultos determinam, porque anseiam por ultrapassar os limites impostos e assim, crescer. O único jeito de cada um dos lados compreender o outro é através do diálogo constante, de um acordo entre as diferentes formas de ver o mundo.

Um comentário:

  1. O conflito de gerações é uma barreira mesmo. Ao longo das décadas vivídas criamos certos modelos de ética, moral, costumes que criam raizes e se torna difícil entender as novas gerações. Sempre pensamos que "qdo tiver meus filhos, terei a cabeça mais aberta do que meus pais tiveram comigo" mas no fim acabamos sendo como nossos pais...
    Bjss

    ResponderExcluir